domingo, 10 de abril de 2011

SOS cabelos danificados



Sei que é um título bem clichê, mas não me ocorreu outro. Sempre quando estou olhando as prateleiras de produtos para cabelos vejo os termos: reconstrução, restauração, SOS, etc...
Existe no mercado uma infinidade de produtos maravilhosos, mas infelizmente muitos só ficam na promessa.

Em se tratando de cuidados para cabelos o melhor a fazer é um tratamento diário. Isto permitirá que você não precise recorrer aos “produtos mágicos”.
Veja algumas dicas de cuidados que, com certeza, deixará seu cabelo cada dia mais lindo.

1.      Nunca, mas nunca lave seus cabelos com água quente.
2.      O xampu para cabelos ressecados deve ter uma textura perolada. Já o xampu para cabelos oleosos deve ter extratos vegetais.
3.      Entre o xampu e o condicionado, utilize um creme de tratamento. A explicação para este procedimento é simples: o xampu abre as cutículas dos seus fios e o condicionador irá fechá-las.
4.      No verão, lave seus cabelos dias sim, dias não. No inverno você poderá lavar com menos freqüência.
5.      Nunca passe óleos, reparadores de pontas e similares antes de passar a chapinha, afinal, você não quer fritas os seus fios.
6.      Para quem trabalha em ambientes com ar condicionado o uso de pequenas quantidades de leave-in e reparador de pontas é indicado. Mas cuidado para não ficar com o cabelo embaçado.
7.      Cuidado com os produtos químicos, embora muitas vezes sejam necessários (eu mesma sou adepta) nunca faça nada sem ajuda de um profissional.
8.      Quando for lavar os cabelos durante o banho, lave o corpo e as partes íntimas após ter lavado e enxaguado todo o cabelo.
9.      Cuidado com a qualidade da água de sua cidade, muitas vezes ela pode ser muito clorada ou calcária. Nestes casos utilize no último enxágüe água mineral.
10.  Se você quer cabelos sempre sadios e brilhantes, vou ensinar três receitinhas básicas:

Máscara para cabelos ressecados e com pontas duplas

Ingredientes
1 banana bem madura
2 colheres de óleo capilar de sua preferência
1 gema de ovo
2 colheres de creme de sua preferência

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e passe nos cabelos secos. Deixe o preparo por 30 minutos no cabelo enrolado com plástico filme ou toca de banho. Retire todo o produto e lave o cabelo como de costume.

Dica: retire a pele da gema do ovo. Isso não deixará que o preparo fique com cheiro forte. Esta máscara poderá ser utilizada 1 vez por semana.

Máscara para cabelos oleosos

Ingredientes
1 pote de iogurte natural
2 colheres de polpa de aloe vera (Babosa)

Preparo
Bata todos ingredientes no liquidificador e passe nos cabelos secos. Deixe o produto por 30 minutos massageando levemente os fios. Retire todo o produto e lave como de costume.

Dica: não abafe e massageie o couro cabeludo, pois você estimulará a produção de oleosidade. A folha de aloe vera é facilmente encontrada em mercados municipais e você sempre deve usar a polpa (parte interna e gelatinosa da folha). Você pode substituir a aloe vera por polpa de coco.

Tratamento para deixar os cabelos com brilho e prevenir o aparecimento de pontas duplas

Ingredientes
1 colher de solução (líquido) de Bepantol
Creme de tratamento de sua preferência
1 garrafinha de água mineral sem gás

Preparo

Misture a solução de Bepantol com uma porção do seu creme de tratamento reserve para ser utilizado após o uso do xampu. Deixe o preparo no cabelo por 10 minutos massageando levemente os fios. Enxágue os cabelos e utilize o seu condicionador como de costume. Após retirar o excesso de condicionador enxágue os cabelos com a água mineral. 

Dica: o Bepantol é um medicamento muito utilizado em queimaduras e há uma infinidade de indicações do seu uso (posteriormente irei citá-los). Sempre quando faço este tratamento as pessoas me perguntam o que fiz. É sucesso garantido e te previne de utilizar a vitamina T (tesoura) por um bom tempo.

Bom meninas, eis as dicas desta semana. Espero os comentários.

Beijocas!!!

Nenhum comentário: